-
Benefícios da caminhada para a saúde
-
Cerca de 40 minutinhos de caminhada por dia é o suficiente para melhorar sua saúde! Veja
- Por Rone Felipe
- 30/03/2023 03h50 - Atualizado há 1 ano
Um dos exercícios mais fáceis de fazer, a caminhada é considerada um aeróbico que não exige nenhuma habilidade especial, nem preparo físico. Contudo, oferece inúmeros benefícios para a saúde.
Geralmente os benefícios da caminha acontecem de médio a longo prazo. Executada ao ar livre ou dentro de casa na esteira, de roupas leves e tênis, ela relaxa a mente, melhora a circulação sanguínea e o condicionamento físico.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios:
1. Maior eficiência pulmonar
O pulmão é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e necessita de cuidados e exercícios diários.
A troca gasosa que ocorre neste órgão torna-se mais forte quando caminhamos com frequência. Isso faz com que mais sujeira saia dos pulmões, ficando livres de muco e poeira.
2. Melhora a circulação
Pesquisas mostram que 40 minutos de caminhada é capaz de baixar a pressão arterial por aproximadamente 1 dia inteiro após o exercício. Isso ocorre porque nosso fluxo sanguíneo aumenta durante a prática, o que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e diminuam a pressão.
Consequentemente, diminui o edema do corpo, principalmente dos tornozelos, pois auxilia no controle da retenção de líquidos. Beber bastante água também é importante.
3. Deixa o cérebro saudável
Caminhar aproximadamente 40 minutos por dia ajuda na memória e no fortalecimento do nosso cérebro. Isso porque com a melhora da circulação sanguínea, o cérebro recebe mais oxigênio.
Além disso, os estímulos do ambiente favorecem para a sensação de bem-estar, deixando o nosso cérebro mais saudável.
4. Ajuda na postura e nos ossos
Envolvendo vários músculos e articulações, a prática regular da caminhada auxilia na diminuição de dores no corpo e melhora a postura.
O impacto dos ossos dos membros inferiores e o movimento de todo o esqueleto durante a caminhada provoca uma maior quantidade de impulsos elétricos em nossos ossos, chamados de piezoelétricos. Esse estímulo facilita a absorção do cálcio, tornando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrer de osteoporose.
5. Contribui para a perda de peso
Muitos se perguntam se fazer caminhada emagrece e a resposta é sim! O exercício ajuda no emagrecimento, uma vez que aumenta a demanda calórica do corpo, ou seja, você gastará mais energia e queimará gordura.
Alguns estudos apontam que, mesmo após o exercício, o corpo segue queimando calorias. Isso acontece por causa da aceleração do metabolismo, causada pelo aumento da respiração, circulação e atividade muscular.